ZUZU FONTES

PLUS SIZE MODEL

terça-feira, 20 de maio de 2008

PINTANDO E BORDANDO primeiras liçoes


DICAS ÚTEIS SOBRE BORDADOS COM PEDRARIAS
1) Como passar um risco para uma peça:
- Primeiramente alfinete o risco na peça, no lugar desejado. - Depois coloque o carbono (para tecido) entre o risco e o tecido. - Em cima do risco coloque um plástico grosso e só então passe o risco (com um lápis ou uma caneta sem tinta). A dica do plástico é somente para você preservar seu risco, que poderá então ser usado muitas outras vezes.
Outras dicas de como passar o risco para o tecido:
Quando o ponto do bordado vai cobrir todo o risco (ponto cheio, torçaide, lantejoulas escamadas etc), pode-se usar carbono próprio de costura para transferir os riscos (pode ser branco, amarelo, verde... dependendo da cor do tecido). Não esquecer que a parte mais áspera do carbono tem que ficar virada para o tecido.
Se o ponto do bordado não for cobrir todo o risco: - Transferir o risco para papel de seda ou papel-manteiga; - Alinhavar o risco no local a ser bordado; - Realizar o bordado por cima do papel e só depois retirar o papel com cuidado; - Ou pode-se prender o papel do risco no tecido com pequenos alinhavos (acompanhando o risco), retirar depois o papel e bordar em cima da linha alinhavada. Técnica do espelhamento para riscos:
É quando se tem a metade do risco (ex: só o lado direito do decote) e se quer completar o outro lado ( no caso o lado esquerdo). Neste caso: - Transferir o risco (pela metade) para um pedaço de papel com o dobro do tamanho (pode ser manteiga, seda, ou um plástico grosso); Dobrar o papel ao meio, com o lado limpo voltado para cima (assim pode-se ver o risco do outro lado); Então é só copiar o risco que se tem.
Desdobrando o papel e o risco estará completo.
2) Linhas para realizar um bordado:
- A melhor é a SETTANYL (do cone preto), pois além de ser resistente, é fácil de trabalhar. Só é preciso ter cuidado na finalização, pois ela solta os nós com mais facilidade. Então é aconselhável dar no mínimo 3 nós e não cortar a linha muito rente, deixando uns 4 milímetros de ponta.
- Mas também pode ser utilizada a linha invisível de nylon.
3) Como escolher as pedras:
É bom colocar pedras que irão combinar mais à noite sobre a peça a bordar. Isto porquê muitas vezes as pedras vistas de dia, não têm o mesmo efeito à noite ( principalmente nos vestidos de festas) As pedras da JABLONEX são as mais uniformes.
4) Como bordar em tecidos elásticos:
- Em tecidos elásticos (malha, lycra etc.) é recomendado que se borde pontos com elasticidade, como os torçaides e os enviesados. - Quando for preciso utilizar outros pontos (como o salpicado, o pontilhado ou alinhavo), deve-se bordar no sentido vertical do tecido (contrário à elasticidade). - Devem ser evitados os vidrilhos e canutilhos (que possuem as bordar cortantes), pois estes podem cortar a linha, dependendo do movimento ao usar a peça de roupa.
5) Como adaptar um risco ao contorno de um decote:
- Pegar um plástico de espessura mais grossa e o colocar sobre o decote da peça que se quer bordar. Com o auxilio de uma caneta para retroprojetor, fazer o desenho do contorno do decote, criando assim o molde. - Pegar então o risco escolhido e ir adaptando-o neste molde do decote. - Com o risco pronto é só usar umas das técnicas de transferência do risco para o tecido
6) Arremates:
- Se a linha utilizada for a invisível (tipo nylon), o arremate tem que ser todo feito pelo lado direito do bordado, pois este tipo de fio incomoda quem vai usar a roupa. Deve-se fazer os nós e com a agulha continuar a passar o fio por mais algumas pedras (calcule um cm mais ou menos) e só então cortar. - No caso de outro tipo de fio, pode-se fazer o arremate pelo lado avesso do bordado mesmo. Fazer o nó e continuar dando pequenos pontinhos com a agulha (1cm mais ou menos, como no bordado em ponto cruz) e só depois cortar o fio.
7) Como cobrar pelo bordado:
- Realmente é muito complicado dizer o quanto se deve cobrar por um trabalho, pois vai depender da região e do cliente (para confecção ou cliente particular ). Deve-se fazer uma pesquisa de mercado junto às lojas que sua clientela costuma freqüentar, conferindo os preços. Se conhecer outras bordadeiras em sua cidade, pesquise os preços delas também. Isto é no que se refere à mão de obra, pois quanto ao material cobra-se seu valor real. - Deve-se considerar o material gasto, a complexidade do bordado, o tempo gasto na realização, a clientela e então cobrar algo que satisfaça .
- Recomenda-se cobrar 20% do valor do bordado como sinal.
8) Qualidade do trabalho:
Faça com que seus bordados sejam muito bem feitos, caprichados e criativos, porque aí você terá um diferencial e seus clientes ficarão satisfeitos. 9) Apliques:
Usados quando não quer ou não pode bordar diretamente na peça de roupa.Têm a vantagem de poderem ser usados outras vezes. Para se fazer o aplique:
- Passar o risco do motivo a para o pedaço de tecido escolhido para fazer o aplique (pode ser organza, voal, tule, etc.); - Bordar normalmente; - Com um pincel, aplicar termolina ou uma cola pano no avesso do bordado. - Deixar secar bem e só depois recortar. - Então, com pequenos pontos (tipo alinhavo) costure o aplique pronto no lugar escolhido.
10) Como lavar uma peça bordada:
- A não ser quando o tecido da peça é indicado para ser lavado a seco, com alguns cuidados você mesma pode lavá-lo em casa. Porém não se deve ser lavar esta peça a maquina, e sim a mão, com um sabão neutro, de preferência liquido. Depois de cuidadosamente lavada, a peça deve ser espremida com a ajuda de uma toalha, para retirar o excesso de água.
- Colocar para secar na sombra (jamais usar secadora).
10) Como passar uma peça bordada:
- Você deve virar a peça pelo avesso, pegar uma toalha de banho (branca de preferência), dobrá-la em quatro e colocá-la diretamente debaixo do bordado.
- Passar então (pelo avesso) na temperatura adequada ao tipo de tecido.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

BENVINDO!DEIXE AQUI A SUA MENSAGEM. APRECIAREI COM MODERAÇAO. ZUZU