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segunda-feira, 11 de agosto de 2008

novesfora:ZERO!


Este texto nao é meu... mas estou me indentificando muito com ele ultimamente, vendo o estudo do meu príncipe.

"A Evolução do Ensino da Matemática no Brasil
Semana passada comprei um produto que custou R$ 1,58. Dei à balconista R$ 2,00 e peguei na minha bolsa 8 centavos, para evitar receber ainda mais moedas. A balconista pegou o dinheiro e ficou olhando para a máquina registradora, aparentemente sem saber o que fazer.Tentei explicar que ela tinha que me dar 50 centavos de troco, mas ela não se convenceu e chamou o gerente para ajudá-la. Ficou com lágrimas nos olhos enquanto o gerente tentava explicar e ela aparentemente continuava sem entender.Por que estou contando isso?Porque me dei conta da evolução do ensino de matemática desde 1950, que foi assim:*1. Ensino de matemática em 1950:*Um cortador de lenha vende um carro de lenha por R$ 100,00. O custo deprodução desse carro de lenha é igual a 4/5 do preço de venda.Qual é o lucro?*2. Ensino de matemática em 1970:*Um cortador de lenha vende um carro de lenha por R$ 100,00. O custo deprodução desse carro de lenha é igual a 4/5 do preço de venda ou R$ 80,00. Qual é o lucro?*3. Ensino de matemática em 1980:* Um cortador de lenha vende um carro de lenha por R$ 100,00. O custo de produção desse carro de lenha é R$ 80,00. Qual é o lucro?*4. Ensino de matemática em 1990: *Um cortador de lenha vende um carro de lenha por R$ 100,00. O custo de produção desse carro de lenha é R$ 80,00. Escolha a resposta certa, que indica o lucro:( )R$ 20,00 ( )R$40,00 ( )R$60,00 ( )R$80,00 ( )R$100,00*5. Ensino de matemática em 2000:*Um cortador de lenha vende um carro de lenha por R$ 100,00. O custo de produção desse carro de lenha é R$ 80,00. O lucro é de R$ 20,00.Está certo?( )SIM ( ) NÃO*6. Ensino de matemática em 2007:*Um cortador de lenha vende um carro de lenha por R$100,00. O custo é de R$20,00. Se você souber ler, coloque um X ao lado do R$20,00.( ) R$ 20,00 ( ) R$40,00 ( ) R$60,00 ( ) R$100,00 "