ZUZU FONTES

PLUS SIZE MODEL

quarta-feira, 2 de dezembro de 2009

PINTANDO A CASA...Efeitos psicológicos da cor



PERCEPÇÃO DAS CORES


Efeitos psicológicos da cor
As cores exercem efeitos as pessoas. Podem influenciar de maneira positiva ou gerar sensações negativas, por isso, é preciso conhecer e saber aplicar as cores certas em cada ambiente. Terapias alternativas como a cromoterapia e técnicas como o Feng Shui utilizam as cores para trabalhar as energias das pessoas e dos ambientes.
Confira, os principais efeitos causados pelas cores:

Vermelho

Transmite a sensação de calor, dinamismo, motivação, além de estimular a afetividade, a auto-estima e a prosperidade. Por ser muito vibrante, pode provocar excitação quando utilizada em excesso.

De acordo com o Feng Shui, quando utilizada nos ambiente, tende a estimular o apetite e a fala. Deve ser usada com cuidado, pois pode motivar brigas, confusões e explosões de humor.Na Cromoterapia, o vermelho é indicado para pessoas tímidas, pois estimula a atividade mental, renova a coragem e a força de vontade.

Laranja

É uma cor muito usada em cozinhas e restaurantes, pois estimula o apetite. Passa a sensação de expansão, entusiasmo e otimismo.Segundo o Feng Shui, deve ser utilizada em locais onde é interessante estimular a criatividade e a comunicação, como salas de estar e de jantar.Na Cromoterapia, é utilizada para proporcionar novas idéias.


Amarelo

Passa uma sensação de resplendor, brilho, jovialidade e alegria. Proporciona mais iluminação nas áreas escuras e dá a impressão de avanço quando utilizada em pisos.Como o laranja, também estimula a comunicação e abre o apetite, mas seu excesso pode provocar preocupação e pensamentos acelerados de acordo com o Feng Shui.Na Cromoterapia atua diretamente sobre o mental, estimulando o raciocínio e o autocontrole, além de fortalece os ouvidos e os olhos.

Verde

Cor que causa nas pessoas a sensação de liberdade, esperança, harmonia, satisfação e equilíbrio.
No Feng Shui representa o elemento madeira. É uma cor recomendada para ambientes com pessoas que estão com problemas de saúde e para banheiros, pois eleva a energia. Não é recomendada onde há predominância do vermelho.
É indicada pela Cromoterapia para acalmar o sistema nervoso e os sentidos, gerando equilíbrio para a mente e o corpo.

Azul

Proporciona a vivacidade, o bem-estar e o relaxamento, mas deve ser combinado com outras cores para que o visual não fique monótono. Os tons mais escuros passam a sensação de autoridade.
Nos ambientes, de acordo com o Feng Shui, o azul item efeito calmante. Na Cromoterapia, tem função asséptica e reduz o stress.


Violeta ou Lilás
Transmite sensações como: dignidade, nobreza e purificação. Seu uso é indicado para todos os ambientes.A utilização dessa cor conforme o Feng Shui proporciona calma e sossego, além de estimular a espiritualidade. O excesso pode causar depressão e ansiedade.Na Cromoterapia, é uma cor positiva para a saúde utilizada como calmante e tem efeito purificador.
Preto
É uma cor que causa tristeza e passa uma impressão de mistério, seriedade, poder e sofisticação, dependendo de sua aplicação. Deve ser usada em pequenos detalhes, para gerar contrastes.
No Feng Shui, tem efeito opressivo e depressivo. Já na Cromoterapia, atua como o oposto da luz, ou escuridão total.
Branco
Cor que remete a sensações de limpeza, pureza, inocência e sinceridade. Seu efeito nas pessoas pode variar, para algumas transmite calma, para outras frieza e impessoalidade.
De acordo com o Feng Shui, é uma cor que pode ser usada em qualquer ambiente, mas combinada com quadros e móveis bem coloridos.Na Cromoterapia, o branco representa a luz divina e potencializa as demais cores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

BENVINDO!DEIXE AQUI A SUA MENSAGEM. APRECIAREI COM MODERAÇAO. ZUZU