ZUZU FONTES

PLUS SIZE MODEL

terça-feira, 27 de julho de 2010

Estado participa de palestras sobre Saúde Mental no Trabalho

O tema Saúde Mental no Ambiente de Trabalho foi o principal foco discutido dentro do evento da Semana Interna de Prevenção de Acidentes no Trabalho (Sipat). A cerimônia aconteceu no auditório central da Petrobras, no centro do Rio. A Secretaria de Trabalho e Renda, através da Superintendência de Saúde, Segurança e Ambiente do Trabalho (SSSAT), participou da última rodada de palestras no local.
- A questão da saúde e da segurança está voltada para os riscos e a exposição dos trabalhadores, tanto do ponto de vista físico quanto mental. Esta discussão é um grande desafio. Estamos nos alinhando com algumas instituições para levar este assunto. Primeiro, na questão da reinserção destes trabalhadores dentro do mercado de trabalho após a sua saída, seja por uma doença pré-existente ou por uma doença adquirida em decorrência do próprio trabalho – explicou a doutora Maria Cristina Menezes.
Durante a palestra, Maria Cristina lembrou a lei estadual que vincula a certificação de empresas à promoção da inclusão de pessoas com transtorno mental. Nesta terça-feira dia 27 de julho, é o Dia Nacional de Prevenção de Acidentes de Trabalho. A doutora lembrou que no Brasil os acidentes de trabalho e doenças ocupacionais matam cerca de 57 mil pessoas por ano.
- Nosso ponto fundamental é que a gente trabalhe na prevenção. Saúde e segurança não devem ser tratados como custo, mas como investimentos. Esta é a preocupação do Governo do Estado. Queremos de uma maneira organizada, buscando parcerias com todos os segmentos, desde os trabalhadores, através dos sindicatos, até dentro de órgãos do próprio governo, estar estabelecendo e organizando boas práticas que visam a saúde e a segurança destes trabalhadores em suas frentes de atuação. Então, esta é a nossa proposta. Após a construção deste Comitê Estadual de Saúde e Segurança, queremos estabelecer um rol de situações para que os investimentos venham. Porém, que junto com eles venham as boas práticas de prevenção para que a gente reduza o número de acidentes e que se tenha mais segurança com foco na saúde deste trabalhador – concluiu Maria Cristina Menezes.
Após a cerimônia, o grupo musical Harmonia Enlouquece, do Centro Psiquiátrico do Rio de Janeiro, se apresentou para os participantes da palestra. Durante o show, a banda tocou alguns de seus maiores sucessos, entre outras canções.
JB online

Nenhum comentário:

Postar um comentário

BENVINDO!DEIXE AQUI A SUA MENSAGEM. APRECIAREI COM MODERAÇAO. ZUZU