ZUZU FONTES

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sexta-feira, 24 de abril de 2009

EMOÇOES





...Eu tenho tanto pra lhe falar , mas com palavras, não sei dizer, como pé grande o meu amor por você!

UMAA REALIDADE CAPS MARATAÍZE-ES.

INICIOU HÁ UM MES ATRÁS O CAPS MARATAÍZES.

ESTAMSO MUITO CONTENTES COM ISSO!


NOSSO CAPS NO YOU TUBE: DOIS COMPANHEIRO DE CAPS!!!!
http://www.youtube.com/watch?v=1rbfVKk_0D4&feature=related
OLARIVANDO E SUA MUSICA!
QUE SHOW!!!!

segunda-feira, 20 de abril de 2009

SOCIEDADES.


Quero ficar longe do poder
longe do dinheiro
longe do glamour por um segundo, pelo ano inteiro.
Quero ficar a sós comigo como há muito tempo faço não
mente insana , corpo são.

quarta-feira, 15 de abril de 2009

O ANALFABETO FUNCIONAL: DOIS BRASIS DENTRO DE MINHA CASA

Os novos analfabetos da modernidade -
MARTINS, J. S.
Publicado em O Estado de S. Paulo [Caderno Aliás, A Semana Revista], domingo, 27 de janeiro de 2008, p. J3.

Os novos analfabetos da modernidade, por José de Souza Martins professor titular de Sociologia da FFLCH da USP.

Os 9 milhões de jovens brasileiros, de 18 a 29 anos idade, sem escolaridade básica, os mais de 800 mil que são analfabetos e os mais de 8 milhões que se evadiram, que desistiram da escola antes de completar o primeiro ciclo, são melancólica antecipação de que serão longos os anos das muletas sociais em que se escora o País. Se levarmos em conta que mais de dois terços deles vivem em áreas urbanas, a perspectiva fica pior ainda. Durante muito tempo, viver na roça era invocado como o fator causal da baixa escolaridade de crianças e jovens. Mas agora, no cenário oposto, fica a evidência de que o fracasso escolar está mais associado ao urbano e moderno do que ao atrasado, mais ao novo do que ao velho. Indício de que estamos construindo uma sociedade mutilada.

Esses 9 milhões de jovens são os candidatos certos ao Bolsa Família do futuro se futuro houver, ao arrimo do Fome Zero. Serão os heróis do atraso social e político numa sociedade que dependerá cada vez mais da educação continuada, como já vem ocorrendo nos países desenvolvidos. Já não estamos mais na era do conhecimento consumado e sim na era do conhecimento relativo e transitório. Em pouco mais de uma geração, saltamos da escrita manual e da máquina de escrever para o computador, saltamos da medicina de auscultação para a medicina associada à engenharia e ao laboratório. Nem o serviço militar escapou de transformações radicais. Para manejar um tanque é necessário conhecer álgebra.

Por isso mesmo, a definição de analfabetismo se tornou muito mais ampla, o que torna os números dessas estatísticas oficiais uma subestimação do índice de analfabetismo moderno, real e crescente e torna os seus critérios antiquados. Quem é até culto hoje, poderá ser inculto amanhã, em conseqüência de uma nova descoberta, uma nova invenção, novos instrumentos de relação com o conhecimento acumulado. O aparecimento e a difusão do computador pessoal tornou quase analfabetos da noite para o dia milhões de pessoas no mundo inteiro, que tiveram que correr para as escolas de computação para aprender a nova linguagem e o manuseio dos comandos que permitiriam fazer a passagem da cultura manuscrita anterior para a nova cultura computacional.

Hoje, é analfabeto também quem sabe ler e escrever, quem freqüentou sem fuga o primeiro ciclo, mas não sabe pensar, no cotidiano, segundo as regras modernas de pensamento, quem não tem a cultura básica que permita manejar um computador, ler um livro, ler um jornal, compreender a imagem que vê na televisão compulsória e invasiva, conhecer e respeitar os sinais e as regras de trânsito, os direitos do outro, a vital reciprocidade da sociedade moderna. A rapidez da criação e da transformação cultural num certo sentido barbariza os que não conseguem acompanhar as mudanças.

Não são apenas nem principalmente causas econômicas as que empurram para fora da escola esses mais de 8 milhões de jovens antes da conclusão do ensino fundamental ou que mantêm longe da porta da escola mais de 800 mil jovens. Políticas educacionais de remendo vem há décadas comprometendo a educação brasileira. Castramos a educação e o educador, privando-os da idéia de utopia e de missão. Até o nacional desenvolvimentismo acreditávamos na educação como direito e necessidade, como obrigação social e política, como meta de emancipação das novas gerações.

Depois, passamos a pensar a educação de maneira instrumental, como mero e pobre recurso de formação de mão-de-obra que o cruel mercado de trabalho torna obsoleta com uma rapidez de tirar o sono. Hoje, no Brasil, o debate sobre a educação é, não raro, equivocado debate sobre o emprego. A educação já não é pensada como educação para a vida, para o sonho, para sempre e para o emprego também, mas não só nem principalmente ele.

A transformação da escola numa repartição pública de segunda categoria ou numa empresa de lucros fáceis faz do ensino mera mercadoria de carregação, ainda que haja muitas e comoventes exceções no sistema de ensino, as exceções dos que não desanimam, dos que pensam a educação como um sacramento da esperança. Mas não a falsa esperança maniqueísta das ideologias baratas, das conveniências das minorias usurpadoras, dos que querem mudar o mundo para que o mundo não mude e permaneça conforme suas conveniências pessoais e políticas. O mundo daquele caminhar de que fala Lewis Carroll, de quanto mais caminhamos mais distantes ficamos do destino.

A transformação da essência da escola e da escolarização num pretexto para fins que são outros que não os da educação matou o educador, arrancou-lhe a alma de missionário da civilização. Os poucos mais de 9 milhões de vencidos do sistema educacional brasileiro são apenas a ponta do continente perdido do nosso amanhã.

Em Mirassol, no interior de São Paulo, há algum tempo, um promotor de Justiça mandou prender pais que não mantinham os filhos na escola. Nesse caso de varejo a responsabilidade pessoal dos pais pode ser facilmente justificada. Mas quando 46% dos jovens de 18 a 29 anos de idade abandonaram a escola ou sequer chegaram até ela, como acontece no Estado de Alagoas, já não dá para falar em responsabilidade pessoal. O mesmo vale em relação a outros estados, sobretudo do Nordeste e do Norte. Que providência tomaria o zeloso promotor de Justiça em relação às elites políticas dessas regiões, desses estados e de outros, que são, em última instância os responsáveis pela grave privação de educação e de destino que impõem a esses milhões de brasileiros e a outros milhões mais que são ou serão os seus dependentes?

O governo se escora em políticas de combate ao analfabetismo e à evasão escolar. No entanto, nesta altura, na área da educação, a questão é outra, é a questão da ignorância, da escola que produz ignorantes, do analfabetismo cultural dos que, por isso mesmo, foram condenados a servir e a obedecer. Nesse sentido é sobretudo a questão moral e política dos que fizeram da educação sem conteúdo o alicerce do seu mando.

quinta-feira, 9 de abril de 2009

DE MIM MESMA


DE MIM MESMA?- NÃO ESPERE NADA!
NEM A SINCERIDADE, NEM A MALDADE,
SEM O ALTURISMO, NEM A COMPANHIA,
NÃO ESPERE NADA DE MIM PRÓPRIA.
NÃO ESPERE A MINHA CHEGADA,
PRESENÇA E TAMPOUCO A PERMANÊNCIA.
JAMAIS ESPERE IDAS, TAMPOUCO VOLTAS.
NÃO ESPERE FLORES, DISSABORES, DELICADEZAS, LEMBRANÇAS PITORESCAS.
NÃO ESPERE PRESENTES,NÃO ESPERE FRASES BEM COLOCADAS E OPORTUNAS
NÃO ESPERE DE MIM PROFECIAS, NEM POEMAS , QUE RESOLVA SEUS DILEMAS, , NÃO ESPERE
NÃO ESPERE ME SEGUIR, E NUNCA:NUNCA! ME INDICAR POR ONDE IR.
NÃO EM AGUARDE, NÃO ME GUARDE, NÃO ME PRENDA E NEM SE ILUDE
SOU EXATAMENTE O OPOSTO DE TUDO O QUE VOCÊ ESPERA.
SEMPRE SEREI.
SOU A ILUSTRE DESCONHECIDA
MUDO DE IDEIAS, DE ATITUDES, DE RUAS, DE CASA,DE PRUMO DE FORMAS DE PENSAR.
NÃO ME ESPERE MAGRA,NÃO ME ESPERE LINDA, INTELECTUAL, OU SANTA.
NÃO ESPERE QUE RESOLVA SEUS PROBLEMAS.
NUNCA CONTE COMIGO. NUNCA.
NÃO ME CONHEÇO. NEM SEI QUEM SOU.PORQUE HAVERIA DE SABER QUEM ÉS TU?
E MAIS... PORQUE HAVERIA VOCÊ DE SABER QUEM SOU EU?
ESPERE SOMENTE E TAO SOMENTE....
SURPREENDER-SE COMIGO!

A UM AUSENTE



DRUMMOND


Visite: Mensagens, Papel de Parede, Videos Tenho razão de sentir saudade,
tenho razão de te acusar.
Houve um pacto implícito que rompeste
e sem te despedires foste embora.
Detonaste o pacto.
Detonaste a vida geral, a comum aquiescência
de viver e explorar os rumos de obscuridade
sem prazo sem consulta sem provocação
até o limite das folhas caídas na hora de cair.

Antecipaste a hora.
Teu ponteiro enloqueceu, enloquecendo nossas horas.
Que poderias ter feito de mais grave
do que o ato sem continuação, o ato em si,
o ato que não ousamos nem sabemos ousar
porque depois dele não há nada?

Tenho razão para sentir saudade de ti,
de nossa convivência em falas camaradas,
simples apertar de mãos, nem isso, voz
modulando sílabas conhecidas e banais
que eram sempre certeza e segurança.

Sim, tenho saudades.
Sim, acuso-te porque fizeste
o não previsto nas leis da amizade e da natureza
nem nos deixaste sequer o direito de indagar
porque o fizeste, porque te foste

domingo, 5 de abril de 2009

SEU CARRO, SEU HOMEM.


COMO ESCOLHER A MULHER IDEAL

(Este é o meu carro!Cartas para o Luciano Huck,please!)


É fácil! Basta compará-la a um automóvel .

1) Verifique o design. Deve ter bom porta-malas. Embora alguns prefiram,
evite o modelo "perua".

2) Verifique o ano.

3) Observe o estado de conservação da lataria.

4) É boa de curvas?
5) É macia?

6) Possui "air bag" duplo frontal de bom volume?

7) É econômica?

8) Faz pouco barulho?

9) Esquenta rápido?

10) Leve-a para um "test drive".

Se a mulher passou em todos esses testes, lembre-se: por precaução, faça um
"leasing", porque, nesse meio tempo, pode surgir um modelo melhor e mais
novo.

Bem, sem revanche não tem graça... Então...



COMO ESCOLHER O HOMEM IDEAL

Para saber se um homem é ideal, compare-o, também, a um automóvel.

1) Verifique o interior. Não se iluda com o design.

2) Verifique o ano. Os muito novos ainda precisam ser amaciados. Os muito
rodados, além de pegarem os vícios de donas anteriores, costumam dar muito
problema mecânico.

3) Ele é estável? Ou balança quando depara com qualquer curva?

4) Obedece ao comando com facilidade? Ele é ágil ou demora a responder?

5) É muito importante verificar a alavanca de câmbio. Deve ser de agradável
manipulação. Faça o teste. Engata com facilidade ou costuma emperrar?

6) Fuja do que é movido a álcool.

7) Evite os muito barulhentos ou que emitam ruídos desagradáveis, como
ronco e escapamentos desregulados.

8) O motor mantém temperatura constante? Ou é daquele tipo que esquenta
rapidinho, percorre pequena distância e "morre" logo em seguida?


9) Ou o que é pior.... De manhã nem com o afogador puxado???????

10) Leve-o para um "test drive".

Se o homem passou em todos esses testes e lhe agrada, lembre-se: antes de
adquirir, faça um contrato de locação e use-o por um ou dois meses. Nesse
período, você ainda pode ter surpresas desagradáveis... Não esqueça!

(TIRADO DESTES MARAVILHINDOS E-MAILS QUE NOS MANDAM.
COMO ESCOLHER A MULHER IDEAL

É fácil! Basta compará-la a um automóvel .

1) Verifique o design. Deve ter bom porta-malas. Embora alguns prefiram,
evite o modelo "perua".

2) Verifique o ano.

3) Observe o estado de conservação da lataria.

4) É boa de curvas?

5) É macia?

6) Possui "air bag" duplo frontal de bom volume?

7) É econômica?

8) Faz pouco barulho?

9) Esquenta rápido?

10) Leve-a para um "test drive".

Se a mulher passou em todos esses testes, lembre-se: por precaução, faça um
"leasing", porque, nesse meio tempo, pode surgir um modelo melhor e mais
novo.

Bem, sem revanche não tem graça... Então...



COMO ESCOLHER O HOMEM IDEAL

Para saber se um homem é ideal, compare-o, também, a um automóvel.

1) Verifique o interior. Não se iluda com o design.

2) Verifique o ano. Os muito novos ainda precisam ser amaciados. Os muito
rodados, além de pegarem os vícios de donas anteriores, costumam dar muito
problema mecânico.

3) Ele é estável? Ou balança quando depara com qualquer curva?

4) Obedece ao comando com facilidade? Ele é ágil ou demora a responder?

5) É muito importante verificar a alavanca de câmbio. Deve ser de agradável
manipulação. Faça o teste. Engata com facilidade ou costuma emperrar?

6) Fuja do que é movido a álcool.

7) Evite os muito barulhentos ou que emitam ruídos desagradáveis, como
ronco e escapamentos desregulados.

8) O motor mantém temperatura constante? Ou é daquele tipo que esquenta
rapidinho, percorre pequena distância e "morre" logo em seguida?


9) Ou o que é pior.... De manhã nem com o afogador puxado???????

10) Leve-o para um "test drive".

Se o homem passou em todos esses testes e lhe agrada, lembre-se: antes de
adquirir, faça um contrato de locação e use-o por um ou dois meses. Nesse
período, você ainda pode ter surpresas desagradáveis... Não esqueça!

sábado, 4 de abril de 2009

ONG PESCADORAS DE TALENTOS



ESTE É UM DOS MOTIVOS DA NOSSA ONG SER LÁ...
REPORTAGEM DA folha do
Espirito Santo

ITAPEMIRIM É O MUNICÍPIO MAIS ATINGIDO PELAS CHUVAS
por .

8/3/2005





As chuvas que atingem o Espírito Santo castigam fortemente o município de Itapemirim, onde, dezenas de famílias estão desabrigadas e encontram-se alojadas em casas de amigos e em imóveis alugados pela Prefeitura Municipal. A prefeita Norma Ayub, através das secretarias municipais de Educação, Agricultura e Ação Social, vem dando todo apoio alugando residências para abriga-las, bem como, distribuindo cestas básicas.

O Corpo de Bombeiros Especializado foi acionado e, também, em parceria com os secretários municipais Alessandra Alves Cassoli (Ação Social), Eliário da Silva Leal (Educação), José Mauro Sales da Penha (Agricultura e Pesca), prestaram socorro às vítimas das enchentes, transportando alimentos e pessoas.

De acordo com o secretário de Desenvolvimento, Theodorico Ferraço, a secretária estadual da Ação Social, Vera Nacif, afirmou que, de todos os municípios do Estado, Itapemirim é o que se encontra em pior situação. Ainda segundo Ferraço, o coordenador da Defesa Civil Estadual, Coronel Calheiros, esteve nos locais atingidos pelas inundações e confirmou que a maior calamidade é Itapemirim.

Várias localidades, tanto da zona urbana, quanto do interior, encontra-se em situação de alerta e emergência. Em Itaipava e Itaóca o problema se agrava devido à falta de drenagem e o esgoto se misturar com as águas fluviais e fossa, oferecendo à população, risco de doenças que se agravará após a estiagem, quando se proliferam ratos e baratas, entre outros.

A prefeita Norma Ayub disse que 85% das ruas estão interditadas e sem garagem e em comunidades como Limão, Paineiras, Garrafão, Rio Muqui, Bom Será, Piabanha do Norte, Retiro, Safra, famílias inteiras foram afetadas.

A Prefeitura colocou vários caminhões à disposição dos moradores, no entanto, alguns resistem para deixar suas casas. Muitas residências têm água até a janela e os móveis foram praticamente perdidos.

Na localidade de Limão, segundo um dos moradores, há 50 famílias desabrigadas. Ele disse ainda que as famílias já estão sem água potável e sem poder sair de casa, ilhadas, literalmente.