ZUZU FONTES

PLUS SIZE MODEL

sábado, 5 de novembro de 2011

PRÊMIO NOBEL FALA SOBRE A DIFICULDADE DE FAZER DIAGNÓSTICOS OBJETIVOS DE PSIQUIATRIA

Psiquiatria está em crise por falta de provas científicas

O neuro biólogo Eric Kandel, antes de encontro com o presidente da Áustria em Viena
A psiquiatria está em crise, porque falta comprovação biológica para seus diagnósticos.
Prêmio Nobel de Medicina de 2000.


O cientista, premiado por seus estudos com memória, desembarca nesta semana no Rio de Janeiro para participar do Congresso Brasileiro de Psiquiatria.
Em entrevista à *Folha*, Kandel condenou o uso de remédios como a ritalina(droga para tratar deficit de atenção) para melhorar a concentração de pessoas saudáveis.
Ele falou também sobre a validade da psicanálise, que pode cobrir lacunas da psiquiatria, caso adote padrões científicos mais rígidos. O pesquisador comenta também sobre sua nova invenção: um camundongo "esquizofrênico" para testar medicamentos.
Folha - Psiquiatras estão debatendo mudanças no manual de diagnósticos de transtornos mentais. Muitos acham que o livro não pode tentar ser muito objetivo. O que o sr. acha?
Eric Kandel - *A preocupação com a objetividade foi introduzida há uns 20 anos quando houve uma tentativa de validar os critérios do manual para descrever transtornos. Isso foi extremamente importante para que diferentes psiquiatras pudessem dar o mesmo diagnóstico a um mesmo paciente.
Mas não houve muitos avanços desde então. Uma das razões para isso é que os psiquiatras não têm os chamados "marcadores biológicos" à disposição. Se você diagnostica diabetes ou hipertensão, pode usar medições objetivas,  independentes. Não precisa se basear apenas naquilo que o paciente lhe
conta. Nós, psiquiatras, ainda temos que recorrer à história do paciente.
Precisamos desesperadamente de bons marcadores biológicos. Sem isso,podemos publicar quantas edições quisermos do manual, que não chegaremos alugar nenhum.
A esquizofrenia afeta capacidades mentais humanas. Como é possível usar umcamundongo para estudá-la?
A esquizofrenia tem três classes de sintomas. Há os "positivos" -ilusões,alucinações e loucura-, os "negativos" -reclusão, isolamento social e faltade motivação- e os "cognitivos" -a dificuldade de organizar as ideias etrabalhar. É difícil criar um modelo para estudar os sintomas positivos emcobaias, mas podemos modelar os cognitivos e negativos.
Criamos um camundongo cujo corpo estriado [estrutura no núcleo do cérebroproduz em excesso uma proteína que os neurônios usam para captar oneuro transmissor dopamina. Essa é uma lesão genética que ocorre em parte dos pacientes com esquizofrenia. Depois, encontramos um medicamento que supera essa deficiência e a restaura ao normal. Achamos que isso poderá ser útil para tratamentos de depressão também.
O que o sr. acha de usar drogas, como a ritalina (receitada para deficit de atenção) para "turbinar "a inteligência, aumentando a concentração? *
Não acho que seja boa ideia para pessoas saudáveis. Esses remédios devem ser prescritos para pessoas com problemas cognitivos. Essa drogas não devem nunca ser vendidas sem receita. Não são vitaminas.
*O sr. vem falar no Brasil, onde a psicanálise é relativamente bem aceita.
Nos EUA, não é assim. Que papel o sr. vê para as ideias de Freud hoje?*
Não vejo problema em ler Freud da mesma forma que lemos Nietzsche,
Dostoievski ou Shakespeare -grandes pensadores que escreveram sobre a mente humana. Mas se você quer que a psicanálise seja uma terapia eficaz, é preciso ter estudos que mostrem resultado. É necessário explicar o que ocorre no cérebro. Isso seria trabalhoso, mas é precisa ser feito.
O maior problema não é com Freud, mas com aqueles que o sucederam. Eles não desenvolveram uma tradição científica na psicanálise. O treinamento para psicanálise deveria mudar, de forma que uma parte das pessoas formadas se dedicasse exclusivamente à pesquisa.
Não existe hoje uma aceitação maior de que a mente descrita por Freud possui estruturas correlatas no cérebro?*
Sim. O córtex pré-frontal está muito relacionado à moralidade e ao
julgamento de valores, por exemplo. Uma lesão nessa região do cérebro pode uma pessoa amoral, um psicopata. Mas acima disso, a ideia geral de
Freud sobre processos mentais inconscientes é muito importante para nossas vidas. Boa parte de nossa atividade mental é inconsciente. Isso acabou se mostrando uma verdade universal.
O sr. passou a infância em Viena, quando Freud ainda vivia lá, sofrendotambém a perseguição nazista. Isso o influenciou em sua maior aceitação àpsicanálise?
Isso teve efeitos positivos e negativos em mim. De um lado, parte de minha vida era superar o transtorno do estresse pós-traumático, porque foi uma experiência terrível. Mas eu fui influenciado pela cultura de Viena, tinha muitos amigos cujos pais eram psicanalistas, e tinha interesse nisso.
Eu só desisti da psicanálise quando me apaixonei pela neuro biologia. E eu me interessei pelos mecanismos de armazenamento de memória, porque é um assunto central da psicanálise.




 RAFAEL GARCIA DE WASHINGTON










Nenhum comentário:

Postar um comentário

BENVINDO!DEIXE AQUI A SUA MENSAGEM. APRECIAREI COM MODERAÇAO. ZUZU